INSTRUÇÕES DE USO

Você está proibido de ler este blog fora de ordem! A nova ciência da tecnologia criou uma nova ditadura de formas e conteúdos e tive que fazer algumas mágicas para que as coisas apareçam na ordem certa (mas nem sempre funciona)!
Embaixo você vai poder ler as últimas partes escritas (mas só se você já leu o resto) - não me obedecer pode gerar sua expulsão desta minha doação literária! Para ajudar, olhe à sua esquerda e vai ver um índice... sabe o que fazer com ele?

terça-feira, 27 de abril de 2010

Leiror Consumidor

Caro leitor, voltei! (rápido, né? O que será que aconteceu, ele não é de escrever duas vezes ao dia?)

 

É que estou aqui num vôo de ponte aérea, de São Paulo para o Rio, no final de uma tarde qualquer.

 

Sempre gostei de escrever e tenho um leve planejamento de vida onde me vejo escrevendo crônicas que me deixarão famoso, lido e rico.

 

Então faço um pouco de exercícios e leituras com olhar crítico (é uma delícia). E agora estava lendo a revista de bordo, bastante cheio de artigos assinados (não me darei ao direito de defini-las como crônicas) mas de uma falta de assunto assustador.

 

Se não, vejamos (que me perdoem os autores, mas considerem isso uma crítica de um leitor).

 

O primeiro que li, de um cara bastante famoso (pelo menos para mim) gastando uma página inteira, com direito a tradução para o inglês (ou seria versão, nunca sei!), falava e re-falava sobre calçadas, pessoas, filas e escadas rolantes, apenas para criticar porque as pessoas não são organizadas! Ele nunca entendeu que as pessoas não são organizadas por natureza. A organização é imposta através de autoridades, costumes e leis e visa apenas isso: organizar. Mas o meu caro autor cita os passeios pelos parques e calçadões como precisando serem organizados da mesma forma que ele acha que deve ser organizada a fila de uma caixa eletrônico! O que temos que entender é que não deveria haver a necessidade da organização ou da fila! Devemos re-aprender a viver no e do caos, como em algumas regiões remotas e em algumas mentes brilhantes.

 

O segundo, de um escritor provavelmente brasileiro,  cita um fato que ocorreu em Londres, deplorável (gastos exorbitantes em um jantar de executivos de um banco) e conta um pouco das punições (menos um que se arrependeu) e usa isso para falar não sei exatamente do quê. Com uma flora e fauna tão rica que é a brasileira, e com um folclore também recheado de monstros, qual o objetivo de escolher animais tão longínquos quanto os ingleses? Quer escrever e ensinar,  chegue perto do seu leitor e deixe ele sentir o cheiro da sua própria realidade.

 

O terceiro tenta cobrir a pergunta de como a internet mudou a vida de cada um. É até legal, coloca alguns exemplos, sempre estrangeiros, mas vale pela questão.  Nos faz pensar um pouco, é verdade, mas é um pensamento de constatação e não de criação. A pergunta poderia ser mais no tipo: já que existe uma internet, o que você faria com ela para que sua vida realmente mudasse?

 

Há ainda outros artigos, menos com cara de crônica ou opinião, mais com cara de reportagem e nem vou discuti-los pois o que eu queria era entender e entendi:

 

Precisamos mudar o nível do leitor!

 

Ele é o consumidor! Deveria ter um código de defesa do leitor! Que as pessoas escrevessem com objetivos claros e com o orgulho de terem escrito! Que escrevessem para os que querem ler, os que gostam de ler e os que gostariam de aprender a ler, de verdade.

 

E que se responsabilizassem pela qualidade do que escrevem.

 

Pensem nisso, por favor (e me digam se eu passaria imune por este código de defesa do leitor). Quero melhorar e sei que posso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br