INSTRUÇÕES DE USO

Você está proibido de ler este blog fora de ordem! A nova ciência da tecnologia criou uma nova ditadura de formas e conteúdos e tive que fazer algumas mágicas para que as coisas apareçam na ordem certa (mas nem sempre funciona)!
Embaixo você vai poder ler as últimas partes escritas (mas só se você já leu o resto) - não me obedecer pode gerar sua expulsão desta minha doação literária! Para ajudar, olhe à sua esquerda e vai ver um índice... sabe o que fazer com ele?

terça-feira, 27 de abril de 2010

Silêncio Ambicionado

É, meu caro leitor, olhe eu aqui brincando de escrever de novo (e você de ler, espero). Quando se brinca com coisa séria tem-se um gostinho de aventura...

Mas o que quero escrever não é de aventura, é justamente ao contrário, de quietude. Estava conversando com um amigo o outro dia (ontem, seja lá quando for o seu ontem, leitor – mas querendo dar uma idéia do frescor das lembranças). E ele me contava que seu grande sonho de futuro é quietude e simplicidade, numa vida nada ambiciosa.

E aí que parece haver um problema: poucas pessoas aceitam as que não possuem ambição. E menos pessoas ainda conhecem o sentido da palavra ambição! Em nenhum momento é um sentido positivo! Sua origem, latina, quer dizer circular em busca de votos.  Outra maneira de ver é como desejo pelo poder.

Como então ser ambicioso pode ser algo bom? Se você deseja o poder, depois de conquistá-lo, o que fará? Exercerá este poder? E como compensar pelos custos que este conquistar causou? Se algo te custa, algo tem que ser ressarcido por alguém. Isto é que se chama exercer o poder: usá-lo para conseguir coisas e sentimentos que te demonstrem que valeu a pena. Isso me parece muito cansativo, trabalhoso e correndo o risco de não se conseguir o resultado esperado.

Agora pensemos na quietude. Todos os seus significados e sinônimos remetem à idéia de paz, tranqüilidade de espírito. E tenho certeza que já lhe disse antes, leitor meu, como conquistar esta paz de espírito (leia Dicas de Paz Interior – é sim, fui eu que escrevi para que fosse lido por você, leitor – e aproveita e lê mais, me faça famoso..).

Quietude é gratuito e assim não devemos nada a ninguém nem cobramos nada de ninguém. A quietude tem o dom do silêncio, do não responder de imediato, e este truque de escutar sem responder é muito difícil de se aprender. Mas quando se domina esta técnica aprendemos muito mais do que nos cerca... absorvemos sem sermos contagiados ou ensopados pelas energias alheias... passamos a entender melhor o todo de cada individuo.

E o mais gostoso é que sorrimos muito! A cada silêncio praticado, sorrimos de satisfação de nós mesmos. Quer melhor caminho para o futuro, onde nem será preciso sonhar?

Caro leitor, te vejo por aí e espero que leia meus textos no link acima, He He He (nada como uma propagandinha subliminar... se funcionasse...)

Beijos aos que queiram e abraços aos que precisam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br