INSTRUÇÕES DE USO

Você está proibido de ler este blog fora de ordem! A nova ciência da tecnologia criou uma nova ditadura de formas e conteúdos e tive que fazer algumas mágicas para que as coisas apareçam na ordem certa (mas nem sempre funciona)!
Embaixo você vai poder ler as últimas partes escritas (mas só se você já leu o resto) - não me obedecer pode gerar sua expulsão desta minha doação literária! Para ajudar, olhe à sua esquerda e vai ver um índice... sabe o que fazer com ele?

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Definição da Ante-ação

Caro Leitor:
Divirto-me agora, a te usar como passatempo num chuvoso domingo à tarde. Já trabalhei, enrolei, pensei e pesquisei... já sorri também, que é sempre bom sorrir, por lembranças, promessas ou vontades.

Mas deixa eu te segredar uma coisa: estou sempre descobrindo um pouco de mim a cada instante. Agora estou na descoberta do dilema entre ser "zen" e ser apático. Como tenho o defeito de sempre antever os resultados dos meus atos, mesmo que esta antevisão se mostre errada de vez em quando (e cada vez menos com a idade - o famoso deja vu), tenho deixado as coisas acontecerem sem muita reação. Não, não me peças exemplos, a não ser que querias compartilhar comigo uma garrafa de vinho e me escutar...

Vejo que algumas das minhas ações e, principalmente, reações não levariam a lugar algum a não ser colocar no mundo mais uma manifestação do meu existir, e provavelmente não uma das melhores. Para que brigar? Reagir? Se indignar? Se revoltar?

Mas isso não seria apatia, passividade?

As pessoas que causam em mim estes momentos de querer me manifestar não serão convencidas pelas minhas palavras nem pelas minhas fortes ações brutais. Estas pessoas, em sua maioria, nem me conhecem e não teriam motivos para agirem assim. Elas agem assim por falta de educação, futuro, luz ou mesmo por estarem reagindo a pessoas iguais a elas.

Preciso quebrar a seqüência infindável de agressões. Como fazer isso, sem ser apático ou passivo?

Caro leitor, se lestes correta e atenciosamente o começo deste texto, sabes a resposta... queres alguns momentos para relembrar? Queres dar uma "releitura"? Eu espero... sou apático e passivo mesmo...

O tempo passou e a resposta é:... sendo Zen....

Não me dou ao direito de responder como especialista em filosofias orientais. Não me peças definições, diferenciações e outras explicações sobre o que venha a ser Zen...

Zen, para mim, é meditar antes de agir, é pensar enquanto as ações ao meu redor ocorrem... é aprender por se estar vivo.

Existe um pouco de conformismo nisso... nem tanto apatia ou passividade. O conformismo de nos sabermos parte deste todo torto... Então o que fazer? Simples: não perca o foco... anteveja melhor com cada ensinamento e ante-aja (palavra nova: agir de forma a evitar a ação alheia... tinhas até agora a ação e a reação - agora tens a Ante-ação, que elimina a ação alheia e a quase natural reação).

Pensa nisso e me escreve, ou telefona ou mesmo ante-aja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br